Automação de pagamentos poupa trabalho de clientes e de imobiliárias
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Automação de pagamentos poupa trabalho de clientes e de imobiliárias

06 jul 2022
Carlos Simon
Carlos Simon
5 min
Automação de pagamentos poupa trabalho de clientes e de imobiliárias

Resumo

Saiba como ferramentas de automação para imobiliárias têm ajudado empresas do setor a facilitar a jornada do cliente que compra ou aluga.

As ferramentas de automação para imobiliárias têm ajudado empresas do setor a facilitar a jornada do cliente, especialmente quem busca um imóvel para comprar ou alugar.

Internamente, os bots e ferramentas de automação para imobiliárias também têm transformado as rotinas dos colaboradores, reduzindo jornadas excessivas de trabalho manual. Nas empresas que atuam com locação, o departamento mais impactado é o financeiro, que há poucos anos era imerso em tarefas braçais como gerar todos os boletos de cobrança no site do banco associado, importar os chamados arquivos de retorno, identificar quem pagou ou não e depois repetir a dose para enviar pagamentos aos proprietários. 

Essa rotina de trabalho repetitivo foi quebrada com a criação de ferramentas como o split bancário. Além de dispensar a validação no banco quando da geração dos boletos, o split remete automaticamente ao proprietário e à imobiliária as fatias correspondentes, no momento em que o inquilino paga o aluguel ; 

Como toda inovação, a automação para imobiliárias ainda está em fase de amadurecimento e apresenta algumas dificuldades quanto à integração de dados e à gestão de boletos diferentes do padrão – como o caso de proprietários de múltiplos imóveis. 

Ainda assim, o uso do split e automações para imobiliárias em geral pode reduzir em até 70% o custo do capital humano para executar operações bancárias, segundo a iugu, uma das principais fintechs brasileiras de gestão e automação financeira para empresas . 

“Um sistema de automação elimina a necessidade de fazer a conciliação manual no site do banco do dinheiro que cai na conta, e também de gerenciar a inadimplência e o pagamento das multas corretas“, afirma Renato Ribeiro, CEO da iugu

Em entrevista ao Imobi Report, o executivo da fintech de automação fala sobre as particularidades dos pagamentos no mercado de aluguel, em relação a outros segmentos econômicos, e também da criação de mecanismos de controle sobre os pagamentos via PIX. 

Entrevista com Renato Ribeiro, CEO da iugu sobre automação para imobiliárias

Renato Ribeiro, CEO da iugu

Imobi Aluguel: A iugu tem uma solução de automatização de cobranças e pagamentos de empresas de diversos segmentos. No imobiliário, a operação é duplicada, pois envolve o pagamento do inquilino numa ponta e o ao proprietário na outra, e ainda com o desconto do percentual da imobiliária. É um desafio maior criar um sistema para este mercado? 

Renato Ribeiro: Na verdade não. O imobiliário tem as suas peculiaridades, assim como outros setores também têm as suas. A iugu tem um sistema que é flexível o suficiente e consegue se ajustar aos diferentes modelos de negócio. No caso da imobiliária, temos um split de pagamentos que se ajusta à demanda que a ela tiver. Você pode usar para cobrar o inquilino diretamente no nome do proprietário e pegar o percentual para a imobiliária, ou, se quiser, fazer a cobrança em nome da imobiliária e depois passar o dinheiro para o proprietário. 

Se for do interesse da imobiliária, ela abre contas de pagamento tanto para o proprietário quanto para a própria imobiliária e eventualmente até para inquilino, se for de interesse de todos, e consegue fazer essas movimentações de dinheiro de forma muito fácil e simplificada, usando muitas vezes só a configuração das transações na nossa plataforma.

Imobi Aluguel: Uma das particularidades típicas do mercado imobiliário é o proprietário com múltiplos imóveis. Nesses casos, normalmente as plataformas de split fazem pagamento independentes por imóvel, e com taxas de repasse também multiplicadas. É muito complexo dar ao sistema essa inteligência de fazer diferentes personalizações nos splits?

Renato Ribeiro: Na verdade a iugu tem uma “entidade”, como chamamos aqui, que no final das contas é a cobrança, que carrega um ou mais meios de pagamento. Quando você cria uma cobrança na iugu, você consegue identificar exatamente a que ela se refere. Então se é o imóvel 1 ou o imóvel 2, isso fica gravado na própria cobrança, o seu sistema pode consumir a informação de forma muito fácil da integração. Então, à medida que esse aluguel vai sendo pago, independentemente de qual imóvel, você consegue fazer o acompanhamento se essa cobrança foi paga ou não foi paga.

Imobi Aluguel: O PIX é uma ferramenta que facilitou o pagamento de faturas, mas está havendo um efeito colateral nas imobiliárias que cederam sua chave PIX aos clientes, que é deixar o comando dos pagamentos aos inquilinos. Por exemplo, o cliente paga fora do vencimento e quita o valor sem multa, o que não era possível com o boleto. É possível automatizar o pagamento pelo PIX e ainda criar mecanismos de controle que havia antes no formato de boleto sobre esse valor a ser quitado? 

Renato Ribeiro: É sim. Quando você cria uma cobrança na iugu, ela pode ser paga com boleto, com cartão de crédito – o que não é o caso da grande maioria das imobiliárias – e também com PIX. Não importa o meio, nós vamos avisar a imobiliária que aquela cobrança foi paga. Você pode ter uma recorrência e criar a cada final de mês uma cobrança no valor do aluguel, que pode ser paga com PIX, com boleto ou o que for. 

Imobi Report: E se for fora do vencimento é possível também criar a cobrança de multa sobre pagamento por PIX?

Renato Ribeiro: Sim, é possível. Vamos rejeitar aquele PIX e eventualmente terá que ser enviada uma nova cobrança já com a multa.

Imobi Aluguel: Há uma maneira de quantificar quantas horas de trabalho manual com automação de pagamentos em geral pode poupar?

Renato Ribeiro: Se você levar em consideração que um sistema de automação elimina a necessidade de fazer a conciliação manual no site do banco do dinheiro caindo na conta, e também a gestão da inadimplência, o acompanhamento se uma cobrança foi paga ou não foi paga, o pagamento da multa correta… quando você junta tudo isso, nossa estimativa é que eliminamos 70% do custo de operação manual dos nossos clientes.

Gostou deste texto? Ele foi adaptado de uma das edições do Imobi Aluguel, primeiro relatório de inteligência do país focado exclusivamente em locação, criado pelo Imobi Report. 

Em cada edição, o Imobi Aluguel traz um estudo sobre um assunto principal, entrevistas, notícias ligadas ao segmento e indicadores atualizados da locação. Clique aqui para receber o Imobi Aluguel gratuitamente por 7 dias e saber mais sobre o relatório, produzido pela equipe de jornalistas do Imobi Report, com o know-how da CUPOLA, principal consultoria para gestão de imobiliárias do Brasil. 

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