Redes imobiliárias contribuem com até 50% das transações de associados
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A forma como os negócios são vistos e realizados tem mudado consideravelmente nos últimos anos. A ideia de estabelecer parcerias com empresas ou pessoas que antes eram tidas como rivais reforça o entendimento de que há espaço para todos. No mercado imobiliário, as redes imobiliárias são exemplo desse movimento. Vistas com desconfiança no passado, elas têm ganhado força e relevância. O Imobi Report conversou com representantes da Netimóveis, da Pilar, da Una Negócios Imobiliários, para saber mais sobre esse modelo de parceria e os benefícios gerados.
Netimóveis
De acordo com a Netimóveis, as imobiliárias e corretores geralmente ingressam nas redes almejando vantagens como: maior visibilidade para a marca, aprendizagem organizacional, acesso a inovações, desenvolvimento profissional e, consequentemente, melhores negócios. No entanto, esse tipo de organização demanda que as empresas atuantes tenham culturas bem alinhadas, destaca o diretor da Netimóveis, Rodrigo Capanema. “Um dos requisitos é gostar de trabalhar em grupo, somando competências, trocando conhecimentos e contribuindo para o desenvolvimento do grupo ao qual se pertence”, explica.
O executivo salienta que a carteira de imóveis, tempo de mercado, infraestrutura corporativa, equipe formada, idoneidade empresarial, jurídica e potencial de mercado também são levados em conta na seleção de imobiliárias associadas. Capanema defende que a economia colaborativa já é uma realidade em muitos países, inclusive no mercado imobiliário. “Pessoas e empresas só alcançarão ganhos consistentes quando entenderem que, por mais ambiciosos que sejam seus próprios sonhos ou os de seus clientes, sempre precisarão de ajuda para realizá-los”, argumenta. Para ele, as perspectivas para as redes imobiliárias são as melhores possíveis, pois “quem compartilha, cresce”.
Capanema conta que a organização criou o Núcleo de Tecnologia e Inteligência Imobiliária (NITI), para a mensuração de resultados. O departamento é responsável por desenvolver ferramentas, definir métricas e observar o desempenho das associadas. “Observamos um crescimento de lucratividade entre 16% e 25% já no primeiro ano de participação das imobiliárias na Netimóveis. Com a permanência, elas podem alcançar ganhos superiores a 60% nos seus negócios”, salienta o executivo.
Ele ainda ressalta que um dos desafios para as redes imobiliárias relaciona-se ao nível pessoal. Segundo Capanema, comunicação, liderança e conduta dos profissionais têm profundo impacto no desempenho das redes imobiliárias. “A sustentabilidade do grupo depende da integração, do ambiente e da boa convivência entre os pares”, defende. Ele ressalta a importância de processos comerciais claros, códigos de conduta operacional para todos os envolvidos, ferramentas que facilitem o trabalho, treinamentos, entre outros.
Pilar
A Pilar é uma rede de São Paulo focada no alto padrão. Ela entrega aos parceiros uma completa estrutura imobiliária, que inclui CRM, Gestão de Imóveis, Site, Business Intelligence, Assessoria em todas as etapas da transação, Financiamento imobiliário, Brand design, Gestão de redes sociais, Mídia de performance, além da Produção de materiais diversos.
Hoje, a Pilar possui cerca de 140 imobiliárias parcerias e aproximadamente 450 corretores de alto padrão. Neste ano, os associados da rede já venderam mais de R$ 1 bilhão, com 50% das comercializações efetuadas com parcerias dentro da rede.
O CEO da empresa, Felipe Abramovay, destaca a centralidade do corretor no modelo de negócios da rede. “O corretor é o centro de toda a experiência. Nós temos inúmeras ferramentas tecnológicas que auxiliam os corretores no dia a dia. Somos uma empresa de tecnologia, então tudo é feito in house”, salienta.
Na Pilar, a distribuição dos leads é feita observando alguns fatores, como a velocidade de atendimento do corretor parceiro, produtividade e microrregião de atuação. “Observamos esses pontos com o objetivo de realizar o melhor direcionamento para os clientes”, acrescenta Abramovay.
UNA Negócios Imobiliários
A UNA Negócios Imobiliários, de Curitiba, posiciona-se como um portal de imóveis exclusivos, sendo um dos pioneiros na área. O público-alvo da empresa são os atores que querem vender, comprar ou alugar imóveis com maior velocidade de negociação. Assim, atua junto a proprietários, construtores e consumidores finais.
A rede realiza campanhas patrocinadas e ações de marketing digital para divulgar imóveis de associados com grande potencial de negócio. Já os leads são pré-classificados a partir de um cadastro. A Una destaca que exerce 30% de VGV em parcerias e 29% de VGL. A empresa ainda informa que a integração entre as associadas, especialmente no que diz respeito ao compartimento de imóveis exclusivos, funciona como grande concentrador de dados e comunicação interna entre os corretores. “Desta forma, é possível agilizar, cada vez mais, as negociações e parcerias. Contribuímos com o aumento dos negócios e, consequentemente, com o crescimento das associadas”, finaliza o presidente da Una, Elcio Gomes.
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