Espaço pet já é item fundamental em lançamentos imobiliários
Resumo
Construtoras, incorporadoras e imobiliárias cada vez mais percebem a relevância dos animais de estimação e vendem espaço pet em condomínios.
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Um mercado composto por mais de 150 milhões de indivíduos somente no Brasil, que movimenta US$ 60 bilhões por ano no País e segue crescendo a altas taxas. É o universo dos pets, que não tem passado despercebido pelo mercado imobiliário. Construtoras, incorporadoras e imobiliárias cada vez mais percebem a relevância dos animais de estimação e vendem espaço pet em condomínios como diferencial, entre outros serviços e produtos às demandas dos bichos e de seus donos.
Segundo o último censo do IPB (Instituto Pet Brasil), de 2021, o Brasil é o terceiro país do mundo em número de animais domésticos. Pelo menos 70% da população tem um pet em casa ou conhece alguém que tenha.
O IPB, entidade que há nove dez anos estuda o desenvolvimento do setor pet brasileiro, estima ainda que o faturamento do setor cresceu 15,8% em 2022, chegando a R$ 59,9 bilhões, conforme os dados divulgados em novembro do ano passado (o fechamento do ano ainda está sendo calculado).
Essa explosão de é observada tanto nas ruas, onde proliferam pet shops, hotéis para animais, espaços “pet friendly” em restaurantes, entre outros estabelecimentos ligados ao nicho, quanto nas moradias.
Antes de tudo, vale lembrar que a legislação brasileira não proíbe a criação e a circulação de animais de estimação nas áreas comuns de condomínios. As convenções e assembleias condominiais podem estipular regras de convivência, mas não podem criar restrições aos pets quando seus donos os mantêm bem cuidados e sem que perturbem a saúde, o sossego e a segurança dos demais moradores
Dito isso, é cada vez mais comum que as construtoras projetem um “espaço pet”, ou seja, áreas exclusivas para animais de estimação, como diferenciais para a venda de seus lançamentos.
Um bom exemplo é o da Yticon, construtora e incorporadora do Grupo A.Yoshii que atua há 12 anos e já construiu mais de 5,9 mil unidades no Norte do Paraná, além de Presidente Prudente e Campinas (SP). Somente em Maringá (PR), a Yticon já entregou quatro empreendimentos com pet places, espécies de pequenas praças com infraestrutura composta por brinquedos específicos pensados no bem-estar dos animais domésticos.
Entre os itens presentes nos pet places estão gangorras, túneis e outras estruturas semelhantes às de um parquinho infantil, além de bebedouros para os animais. Tudo é previsto no projeto arquitetônico, com uso de materiais próprios e aproveitamento de área verde para os bichos.
“Com a mudança de comportamento das pessoas e formatos de famílias ao longo das duas últimas décadas, podemos dizer que, hoje, é imprescindível que os animais de estimação tenham uma área de lazer para correr, brincar e passear com segurança junto com seus tutores”, afirma Emanuelle De Mori Bardeja Gil, gerente da construtora Yticon em Maringá (PR).
A SKR Construtora e Incorporadora, de São Paulo, também percebeu a necessidade de dar atenção a esse tipo de espaço e os incluiu nos empreendimentos Panorama e Loefgren. “Antigamente, esses espaços eram improvisados dentro dos condomínios e muitas vezes não ofereciam a infraestrutura necessária para que os animais pudessem ficar à vontade”, comenta Carolina Barbosa, gerente de Projetos da SKR.
Residir em um condomínio que tenha pet place evita, inclusive, que o bichinho não estrague os objetos do apartamento, acrescenta Carolina. “É bastante comum os animais de estimação ficarem ansiosos e cheios de energia não gasta, e assim acabam estragando roupas, móveis, entre outras peripécias”.
Serviços pet no apê locado
Além do espaço pet, construtoras estão apostando em ambientes com “pet care” para atrair donos de animais de estimação – ou seja, um local para o tutor cuidar da higiene do seu animal.
São pontos nos condomínios que contam com itens como tanques para lavagem, secador e outros instrumentos para atividades de banho e tosa.
Se antigamente os espaços pet e os pet cares eram exclusivos de unidades de alto padrão , hoje eles proliferam por todos os tipos de condomínio, e mesmo por nas unidades pensadas especificamente para a locação.
Conhecida por incorporar vários serviços ao prédios em que oferece o chamado “aluguel por assinatura”, a Housi não descuidou dos donos de animais. A startup oferece diversas opções para os animaizinhos por meio parcerias com quatro marcas do segmento: Zee Dog (pet shop online), Petz (máquina de petiscos e brinquedos); Zazuu (plataforma de saúde e bem-estar para o pet) e Mini (locação de mobílias e acessórios para pets).
“Muitas vezes quem se muda para um prédio com a nossa tecnologia possui um pet como grande companheiro. Somos uma rede ‘pet friendly’ e proporcionamos facilidade, flexibilidade e conforto para os nossos moradores e, é claro, para os seus pets” diz Alexandre Frankel, CEO da Housi.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
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