Tecnologia é do mal?
Resumo
Gustavo Zanotto, CEO da Beemob compartilha uma reflexão sobre o papel da tecnologia no mercado imobiliário. Acesse no Imobi.
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
O medo de que a tecnologia vai substituir o corretor de imóveis é real. Os websites imobiliários começam a trabalhar com a inteligência artificial, cortando a função do primeiro atendimento, dando ao comprador o poder para fazer seu próprio negócio na compra de um produto em poucos cliques, com poucas respostas.
Ser online ajuda muito, já que os processos tradicionais demandam mais custos e tempo. Ser online facilita o trabalho e faz ter ganho de produtividade. E isso muda a rotina de um profissional de venda imobiliária.
Se vocês acham que vão continuar a vender tijolo, areia e cimento, se preparem para abrir uma loja de material de construção. O que nós precisamos hoje não é ter acesso à Informação. E sim saber qual informação merece nossa atenção.
Mesmo na internet, o tempo e a qualidade de atendimento é uma das coisas que os clientes mais levam em consideração em suas decisões de compra.
A tecnologia está dando espaço para que as ações operacionais sejam cada vez mais facilitadas, possibilitando que sua criatividade gere novos negócios. Nenhuma tecnologia, até o momento, é melhor que um corretor de imóveis para entender de emoções, entender a dinâmica de uma negociação, elaborar apresentações de produtos e criar relacionamentos duradouros com o cliente final.
Mas existe um porém: a tecnologia promove a mudança na forma como se consome produtos e serviços. Promoveu uma mudança comportamental em quem busca pelo produto do mercado imobiliário: o cliente comprador.
E o mercado imobiliário está, de fato, em um processo de mudança – que acontecerá até a próxima década. A tecnologia está chegando cada vez com mais força nesse setor – hoje, já há mais empresas que utilizam a tecnologia do que há 10 anos e em todo o mundo.
O tema proptech está transformando a forma como os compradores e profissionais interagem com o mercado imobiliário, tornando o processo muito mais eficiente para todos os envolvidos.
E quando vemos a rotina diária que marca este nosso setor, percebemos que a tecnologia mais bem-sucedida é aquela que nos ajuda no dia a dia. As pessoas, sejam clientes ou fornecedores, confiam na tecnologia que melhora suas vidas e a vida de todas as outras pessoas ao seu redor. Em uma empresa Proptech não é diferente; uma empresa PropTech ajuda nosso setor a responder às necessidades de mudança de nossos clientes finais.
Imobiliárias tradicionais ainda têm vida longa neste mercado, porém, devem passar por uma reestruturação de responsabilidades e deveres, adotar uma empresa PropTech no dia a dia de uma imobiliária tradicional ajuda os corretores imobiliários a voltar às suas origens neste mundo conectado. Como sempre gosto de afirmar, a tecnologia transforma o corretor naquilo que ele foi feito de melhor, sua essência: captar bons produtos, fazer boas negociações e vender, vender e vender. Porém com mais velocidade, mais especialidade e mais economia de tempo, gerando mais oportunidades e sendo mais produtivo.
Não podemos de forma alguma fechar os olhos para a inovação. Não torne a inovação sua inimiga. Prepare-se para fazer parte do modelo plataforma, sei que pode parecer pesado ou ser um desaforo para você, porém, cuide de suas habilidades e concentre-se no que faz de melhor.
Se fizer isso, as plataformas de mercado estarão a seu lado, sempre, e você será parte de um ecossistema que cresce organicamente e já ganha corpo em diferentes lugares e com diferentes visões.
Bem-vindo à próxima década de sucesso, bem-vindo à mudança do mercado.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
Atuação de corretor de imóveis é determinante para financiamento imobiliário
A tempestade para as proptechs
Uso de metodologias ágeis na incorporação ajuda a aumentar a produtividade, reduzir custos e cumprir prazos
A queda do WeWork e as lições para o mercado imobiliário
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.