Gestão de tempo para corretores: otimize a rotina para vender mais e viver melhor
Resumo
Conheça algumas estratégias de especialistas para melhorar a gestão do tempo para corretores e colher os resultados desse esforço.
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.
Corretores de imóveis e gestores de vendas são exemplos de profissionais que possuem rotinas cheias e pouco previsíveis. Essa característica torna essencial o gerenciamento eficiente do tempo para otimizar os resultados do trabalho. O Imobi Report listou 4 estratégias fundamentais para que corretores e gerentes de vendas melhorem a gestão de tempo. Confira
1. Não confunda movimento com progresso
A base para falarmos sobre gestão do tempo é entender o que é, de fato, produtividade. Para Rafael Medeiros Filho, fundador da escola de gestão do tempo Times School, produtividade não é fazer mais coisas, mas sim, ter melhores escolhas. “A pessoa produtiva escolhe o que vai fazer, enquanto a improdutiva foca em volume de tarefas, reforçando uma mentalidade da era industrial”, diz.
Ele resgata a frase de Peter Drucker, considerado o papa da administração moderna, para afirmar que não se pode confundir movimento com progresso. “Você pode fazer muita coisa, mas não progredir nada. A escolha do que NÃO fazer é a primeira para focar em trabalho duro”, diz ele.
Para Medeiros, que também é influenciador e já ministrou palestras sobre gestão do tempo e produtividade em todo o País para empresas de diversos segmentos, a produtividade aplicada ao corretor de imóveis parte da base de saber conversar com o lead ideal, entender suas motivações e se mostrar sempre à disposição. “O corretor precisa de técnicas para criar relacionamento com os leads que efetivamente importam, e não direcionar esforços para ter uma cobertura muito extensa. Não é volume, é sobre criar impacto e saber escolher onde aplicar sua energia”, ressalta.
2. Planejamento como ponto de partida
Para Guilherme Wohlke, sócio e diretor comercial da Imobille Negócios, imobiliária de Balneário Camboriú (SC), um trabalho de gestão bem executado no imobiliário começa no planejamento. Não somente quanto à escala de tempo para efetuar tarefas, mas acima disso, um plano para a própria vida.
“Primeiro você traça um planejamento com um objetivo anual. Pode ser ter x vendas ou x em valor de venda, por exemplo. Aí você fraciona esse objetivo em atividades a serem executadas no semestre, trimestre, mês e em sua semana. Depois, cria metas, pequenos frames, para mensurar o seu desenvolvimento e aproximação dos resultados. Você coloca tudo isso dentro de um escopo e o resultado disso é que agora você possui um objetivo central”, explica ele. O próximo passo é contar com a ajuda de uma aliada, a disciplina.
3. O hábito favorece a performance
A disciplina faz com que o indivíduo não espere estar disposto para cumprir as demandas necessárias. Afinal, é natural e até esperado que não acordemos motivados para ir à academia, trabalhar ou fazer uma reunião com assunto delicado todos os dias.
Para Wohlke, a rotina não só otimiza o prazo de execução de tarefas como também poupa o próprio tempo de pensar no que precisa ser feito. “Quando não precisamos pensar no que vamos ou não fazer porque isso simplesmente já está definido, sobra espaço para pensarmos no que vai nos fazer atingir melhores resultados”, pontua.
Neste cenário, o influenciador e especialista em produtividade e gestão de tempo Lucas Segalla aponta que é necessário ter um mínimo de rotinas bem estabelecidas no dia. “Horário fixo para dormir e acordar, para fazer as refeições principais e praticar atividades físicas são fundamentais para acostumar o nosso corpo com o ritmo de trabalho”, diz o especialista. Ele também reforça como a previsibilidade de tarefas melhora a performance, energia e disposição ao longo do dia, além de reduzir picos de estresse e ansiedade.
4. Gere movimento para criar paladar produtivo
O gestor de tempo Medeiros lembra ainda que muitas vezes os estímulos surgem da movimentação. Não é recomendável ao corretor esperar sentir vontade para fazer um contato, uma prospecção de imóvel. Ou seja, esperar o engajamento das emoções para fazer o que tem que ser feito. Começar um movimento novo nem sempre é fácil: é amargo na raiz, mas o fruto é doce.
Projetar a emoção que será sentida após as tarefas pode ser um exercício interessante para estimular a ação. “Afinal, se for decidir baseado na emoção imediata, muitas vezes você vai ter apenas desejos primários, que são tarefas mais fáceis, que gastam menos energia, ou até distrações. Não faça o que sente vontade, faça aquilo que você decidiu fazer porque sabe que é o caminho mais produtivo”, aponta o especialista.
O fundador da Times School reitera que a produtividade não será agradável o tempo todo. “Para essa decisão você terá que criar paladar produtivo. Afinal, o desfrute é a recompensa de um dia bem executado. Você executa durante o dia as tarefas amargas, e ao final dele você tem o doce sabor de desfrutar. Nada na vida é conquistado com prazer constante e essa é uma máxima que vale a pena ser lembrada”, finaliza ele.
Gostou desse conteúdo? Ele é uma adaptação de um material mais completo e específico voltado aos corretores e gestores de vendas, o Imobi Vendas. Para conhecer mais dicas de como melhorar a gestão de tempo em seu negócio e se aprofundar neste e em outros temas aplicáveis em equipes de vendas, assine a série produzida pela equipe do Imobi Report, o principal canal de produção de conteúdo do Brasil especializado no mercado imobiliário. Clique aqui para saber mais.
Tudo certo! Continue acompanhando os nossos conteúdos.
As mais lidas
[169] Gasto do aluguel compromete até 38% da renda familiar do brasileiro
“Ouvir as mulheres no imobiliário não é caridade, é business”
Fix mira no prestador de serviços para oferecer qualidade na manutenção de imóveis
A importância dos ciclos para o setor imobiliário
Receba as principais notícias do mercado imobiliário
-
Ler uma amostra.